O Brasão

A Prata

Um dos dois metais mais usados em heráldica que se representa nas gravuras deixando em branco o campo ou a figura neste padrão de cor ou esmalte como dizemos em heráldica. A Prata, depois do Ouro é o pigmento mais prestigiado nos Brasões porque representa a Luz e o Ar entre os elementos, a Lua entre os astros, a Pérola entre as gemas e é símbolo da concórdia, da pureza, da clemência, da gentileza e da tranquilidade de ânimo. O Alciato a faz hieróglifo de Sinceridade:

"At sinceri animi, et mentis stola candida purae, Hinc Sindon sacris linea grata viris."

Desde os tempos mais remotos o Branco, que em herádica equivale a Prata, tem significado Castidade, Fé, Integridade de Costumes e por isto, Cicerone disse que "convém particularmente a Deus"; onde os antigos sacerdotes se vestiam de branco para demonstrar que os Deuses amam as coisas puras e imaculadas. Como ainda sabemos os Egípcios envolviam os corpos dos nobres em linho branco. Ainda é emblema da nobreza, do Natal e da dignidade expressadas nas faixas brancas dos Reis e na toga branca dos Candidatos.

A cor Prata ainda expressa a eloqüência de um cidadão, a humildade e santidade dos sacerdotes, a virgindade do corpo e do coração, a temperança, a verdade e outras virtudes cristãs e ainda a alegria e a habilidade.

Parece-nos que com tantos significados a cor Prata possa produzir mais confusão que clareza na heráldica, mas para àquele que se habitua as singularidades e ao bizarro da arte heráldica verá rapidamente uma grande diferença entre todas as idéias simbolizadas da cor Prata, a segunda exibida em todas as Armas.

ligar música
Site desenvolvido por iD Studio 2010
Home
In Italiano
1 visitante(s) online no momento | no total