O Brasão

Com o sistema de Francquart este metal que ora nos ocupamos era bem claro nas gravuras e desenhos representando-se pelo símbolo planetário da Lua, na metodologia das cifras (cifre) o distinguíamos através de um "A" (alba, argento, argent).

A Faixa

Encarte de Honra de primeira Ordem que ocupa horizontalmente o terço médio do escudo ou, segundo os franceses, duas partes de altura por 7 partes de largura do escudo, ou seja uma proporção de 2/7. Quando em um único escudo há duas ou mais faixas devemos deixar o mesmo espaço entre elas e igual a sua largura. Seis, oito ou dez faixas são chamadas de "burelle" devido sua semelhança com um tecido de lã; cinco, sete ou nove faixas são chamadas de "trangle" (triângulo). Duas faixas pequenas paralelas e encostadas são chamadas "gêmea" (gemella); três na mesma disposição : "terza".

A divisória e a lista são somente faixas restritas. Um escudo coberto de igual número de faixas alternando cores e metais constituem o "fasciato".

As opiniões dos estudiosos da heráldica sobre a origem das faixas são numerosas e nos deteremos com as principais:

A maior parte acredita que representam a bandagem com a qual se coroavam os reis antigos, sendo as máximas na cor branca ou prata. Mas se assim fosse somente, não as veríamos nas Armas dos gentis. Outros nos dizem que a faixa vermelha sobre o prata seria um resquício da 'dignidade senatoriana" pois se assemelha ao "laticlavus" dos Romanos. Devemos notar contudo que esta faixa se vê nas Armas de famílias que nada tiveram com os patriciados das grandes cidades.

ligar música
Site desenvolvido por iD Studio 2010
Home
In Italiano
1 visitante(s) online no momento | no total