O Nome D'Angieri

Nome de família específico do sul da Itália, ocorrendo mormente na sua origem mais remota a província de Toscana, constante do código araldico Fiorentino, espalhando-se daí as regiões mais ao sul da Itália com ramos em Roma, Abruzzo, Campânia, Pulhas, Sicília, Calábria e Basilicata.

Sua origem remonta à cidade de Angers e ao Condado de Anjou, França (Andecavis e Andecavum dos gauleses e dos romanos que conquistaram a região em 57 a.C). Estabelecendo-se ainda sua origem italiana na cidade de Angera.

Célebres na Idade Média os duques e condes de Anger e de Anjou que influenciaram a política francesa por 500 anos e, como Dinastia, reinaram por mais de 200 anos na Inglaterra, em Jerusalém reconquistada e no reino de Nápoles e Duas Sicílias.

Os D'Angieri ainda conquistaram estima, nobreza benemerência com o matrimônio de Elsa, filha do Cavaleiro Enrico Paolo D'Angieri com Don Carlo Pilo di Boyl, marquês de Puti Figari e Conde de Villaflor.

O sobrenome é toponímico e patronímico. Significa, portanto, oriundo de Angers e refere-se a patriarca ou paterfamílias do séc. XII-XIII que assim foi chamado por ser egresso dessa região francesa. Transmitiu seu cognome a seus descendentes que o perpetuaram como nome de família: os filhos “de Angiere”, “D'Angieri”.

Requerido por Dr. Alessandro D’Angieri

São Paulo, agosto de 1992.

ligar música
Site desenvolvido por iD Studio 2010
Home
In Italiano
1 visitante(s) online no momento | no total