O Nome D'Angieri

Transcrição na íntegra da pesquisa histórico-lingüística do nome de família D'ANGIERI

Suas origens históricas e lingüísticas

Nome de família específico do sul da Itália, embora possa fazer-se presente também no centro-norte onde sua origem remonta a província de Toscana, cidade de Firenze bem documentada no Código Aráldico Fiorentino. Estende-se ainda a Roma, Abruzzo e ocorre mormente nas Regiões da Campânia, Calábria, Pulhas e Basilicata.

É um patronímico que se origina de um topônimo francês, a cidade de Angers, capital do condado de Anjou, embora alguns lingüistas tenham buscado outras possíveis origens, diretamente na língua latina.

O sobrenome é composto por três elementos lingüísticos distintos: a preposição di ou de, indicando procedência ou filiação; o radical Ang(er); o sufixo italianizado – ieri, proveniente do francês – er ou – ier.

Antes de historiar o surgimento deste sobrenome seguindo-lhe os passos desde sua origem francesa, convém mencionar suas outras prováveis origens levantadas por diversos lingüistas e que não deixam de ser plausíveis, muito embora estejam hoje relegadas a segundo plano.

Há quem defenda a hipótese de uma origem latina a partir do vocábulo agger ou arger, amontoado ou acúmulo de material, entulho. Os romanos usavam o termo para indicar todo o material, utilizado em obras de saneamento, de elevação de baixios, de construção de obras de contenção de águas, acessos para pontes, enfim obras de elevação, terraplenagem.

ligar música
Site desenvolvido por iD Studio 2010
Home
In Italiano
1 visitante(s) online no momento | no total