O Nome D'Angieri

Transformações Fonéticas

Quase todas as palavras de um idioma sofrem, através dos séculos, alterações na pronúncia e na escrita. Essas modificações são chamadas de transformações fonéticas. São mais acentuadas na passagem de uma língua para outra e, neste caso, do latim para o francês e posteriormente para o italiano.

O nome da família D’Angieri é composto por três elementos lingüísticos. Serão analisados separadamente e em conjunto. Usa-se o signo linguístico “>” que significa “da origem a” ou “evolui para”.

O primeiro elemento da composição do nome é a preposição latina de, indicativa de origem. No italiano arcaico conserva-se na forma latina, evoluindo posteriormente para di (fechamento vocálico ou passagem de vogal mais aberta para mais fechada). Não há como determinar qual das duas formas está anteposta ao nome, embora isso não traga diferença alguma.

A preposição anteposta ao nome que inicia por vogal sofre a elisão da vogal própria, prevalecendo a vogal inicial do vocábulo principal:

De ou Di + Angieri > D’Angieri.

O segundo elemento componente do nome tem origem no termo latino Andecavis (atual cidade de Angers), Andecavum (condado de Anjou) ou Andes , Andium (angevino, andecavense = habitante de Angers e de Anjou).

ligar música
Site desenvolvido por iD Studio 2010
Home
In Italiano
1 visitante(s) online no momento | no total