O Nome D'Angieri

O Nosso Sobrenome

O sistema que identificamos um indivíduo possui variações de um povo a outro e se modificou nas diversas regiões através dos séculos.

As populações indo-européias se serviram, a exceção dos Latinos e dos Osco-Úmbrios, de um único nome para designar uma pessoa. Eram nomes "transparentes", isto é, formados com palavras da língua falada dentro de um significado extremamente claro: na prática eram compostos pela somatória de um único indivíduo e, dada à riqueza de cada língua, o número de nomes era ilimitado. Verificavam-se muitos casos de homônimos devido ao costume de reutilizar o nome dos avôs ou um nome de particular importância, mas esta prática era menos freqüente que na época medieval.

Os Latinos também na antiguidade se serviam de um único nome, mas já na era republicana os homens livres se detiveram a fórmula prenome + nome + sobrenome : Caius + Iulius + Caesar.

O prenome era derivado do nome de batismo mas era usado somente por pessoas íntimas e de confiança. Vinha imposto a criança aos nove dias de idade e se tornava oficial após o uso da toga viril. Apenas 16 a 17 nomes eram adotados no total: isto se explica porque os latinos sentiram a necessidade de outros apelativos para distinguir o indivíduo.

O nome, segundo atributo, indicava a "gens", a origem a qual pertenciam: "Iulius" significava que aquele que o portava era um descendente da família Giulia cujo patriarca mítico foi Iulo, filho de Enea.

ligar música
Site desenvolvido por iD Studio 2010
Home
In Italiano
1 visitante(s) online no momento | no total