O Nome D'Angieri

Conclusão

O sobrenome D’Angieri, portanto, significa oriundo de Angers ou do Condado de Anjou. A preposição indica de per si origem, proveniência.

D’Angieri é, pois, um toponímico, ou seja, nome de família derivado de nome, de lugar. Expressa em última análise, um cognome atribuído a um patriarca originário de Angers e que fixou residência no sul da Itália, seja o serviço da corte, seja como imigrante atraído à Itália em função da presença de reis franceses no trono de Nápoles.

D’Angieri pode ser também um patronímico, ou seja, indica filiação através da preposição DE. Significaria, transparentemente, filho de Angieri, um paterfamílias originário de Angers.

Se o nome D’Angieri é de origem nobre ou não, seria necessário consultar e pesquisar os arquivos históricos e genealógicos do Reino de Nápoles, o que não é objetivo primeiro deste trabalho.

De qualquer forma, sabe-se que o nome de família surgiu dos séculos XII – XIII, época em que as Dinastias de Angers se estabeleceram no sul da Itália. Sabe-se que é um toponímico e um patrominímico, originando-se de cognome de um patriarca ou paterfamílias chamado Angiere ou D’Angiere por ser oriundo de Angers ou Anjou. Seus filhos receberam o epíteto de D’Angiere retransmitiram-no a seus muitos descendentes na forma plural D’Angieri como nome de família, perpetuando o cognome do “capostipite” D’Angiere.

Requerido por Dr. Alessandro D’Angieri

Ciro Mioranza
São Paulo, setembro de 1992

ligar música
Site desenvolvido por iD Studio 2010
Home
In Italiano
1 visitante(s) online no momento | no total