O Nome D'Angieri

Seu Significado

No que concerne à descrição do significado deste nome de família, cumpre notar que foram apresentadas cinco hipóteses de prováveis e plausíveis origens no item acima sobre aspectos históricos que fundamentam este trabalho.

Cumpre observar que as quatro primeira hipóteses foram apresentadas e descartadas em favor da última que é a mais consistente e mais a comumente aceita hoje.

Recordando as suposições abandonadas, D’Angieri poderia significar:

  1. 1. – Construtor de barragens, obras de elevação de terrenos e de proteção contra as águas (da raiz latina agger, arger ou aggerare).
  2. 2. Habitante de Angera, Angiari, Anghiari, localidades que derivam seu nome da raiz latina (terra) angularis, com o significado de língua de terra, terreno angulado.
  3. 3. Fabricante ou comerciante de ghiera, anghier, anger, utensílio próprio para aproximar e afastar pequenos barcos, puxar e empurrar objetos de variados tipos (da raiz latina verum = ferro, arpão).
  4. 4. Mensageiro, legado, embaixador, segundo a raiz grega angelos, latim angelus.

Tomando como ponto de partida, porém, a história italiana medieval, o significado mais conveniente de D’Angieri está intimamente ligado com as influências da política e da cultura francesas na península itálica.

ligar música
Site desenvolvido por iD Studio 2010
Home
In Italiano
1 visitante(s) online no momento | no total