O Brasão

Quando acompanhada de outras cores pode ainda ter significado especial como a Prata com vermelho é emblema da Alegria; com o Azul, da vitória;com o Verde, da cortesia, da humildade e temperança; com o Roxo, da santidade dos costumes e com o Ouro, da eloqüência.

O escudo blasônico se inteiramente prata é símbolo de Paz, da quietude de ânimo, da vida retirada e do amor plácido e feliz.

Capaccio fala de outros símbolos que podem oferecer o branco (heraldicamente a Prata) como a "liberdade perdida", a razão da "carta branca" que o vencido dá ao vencedor; pobreza, porque Marziale chamou zombando das vestes de Attalo de alba; malícia perfeita e hipocrisia nas palavras do Nazareno e de São Paulo sepulcros esbranquiçados, rochedos esbranquiçados; crueldade porque os poetas destruíram Medéia com as mãos engessadas; dor porque o branco era o luto das viúvas gregas e similarmente outras associações que querendo aceitá-las faríamos ligações do branco a cada virtude e a cada vício possíveis e conseqüentemente não teríamos nenhum significado.

Segundo Capaccio isto não é uma simbologia verdadeira mas metáfora, usada por qualquer pessoa e em qualquer circunstâncias e que não se compreendem nos lugares e nações mais diversas. Em uma palavra: falta a eles o quesito necessário para a existência do símbolo, ou seja, do ser Universal.

Desde os tempos dos Romanos a cor Prata figurava com cor de fronteira, e todos conhecem a divisão alba do Circo, divisão esta que se converteu em facção. Nos torneios circenses as faixas e as divisas em prata que eram carregadas pelos cavaleiros que queriam demonstrar o ciúmes, o medo, a paixão amorosa; depois colocaram a cor Prata sobre os escudos com os significados acima descritos que nos foram reportadas fielmente por Sicillo, por Menestrier, por Ginanni e outros.

ligar música
Site desenvolvido por iD Studio 2010
Home
In Italiano
1 visitante(s) online no momento | no total