O Brasão

Os duques de Borgogna, os reis da espanha, o rei de Navarra, os Delfins de Viena entre outros adotaram o vermelho como cor. na Itália os Ghibellini o tomaram como distintivo do partido Imperial. Conhecido ainda como zinabre, rica cor, gola, vermiglio, russo, rosea, rubi, encarnado e marte. Os ingleses utilizaram este último nas armas dos soberanos e dos príncipes enquanto que aquele que aparece nas Armas dos demais nobres foi chamado de Rubí.

O vermelho dos franceses é conhecido por "gueules", da garganta rosa dos animais como os emblemas de Le feron e de Menage. Outros derivam o vocábulo do cusculium que Plinio usa para desenhar a cocciniglia. Mas a opinião mais difundidda é que se deriva de uma palavra oriental, outros clamam sua origem do hebraico gulud, pele rosa, ou ainda o ghul dos Persas, que significa rosa ou vermelho, como Ghulistan significa país das rosas.

Du Cange muito timidamente advoga que gula era dito, no latim pobre, para pele tingida de vermelho e paar apoiar sua teoria lembra a carta escrita por São Bernardo ao arcebispo de Sens com os termos: "Horreanti et murium rubricatas pelluculas, quas gulas vocant, manibus circumdare sacratis."

Ou seja, o vocábulo gueules é antiquíssimo nos brasões franceses e se encontra mencionado ainda nas descrições em verso do Torneio de Chauvency, escrito em 1285 por G. Bretex.

ligar música
Site desenvolvido por iD Studio 2010
Home
In Italiano
1 visitante(s) online no momento | no total