O Brasão

Du Cange pensa que a faixa provêm da fasciola o giarrettiera que servia para prender as meias. Mas seria realmente por demais curioso que um legado seja de origem tão comum e receba tanto prestígio nos Brasões, ainda que tenha sido estabelecido um legado alguma ocasião que se instituísse a ordem nobre da giarrettiera.

Não sabemos quem disse que representariam as faixas dos feridos em honra; mas esta interpretação não merece maior atençào que as demais.

Os franceses atribuíram sua origem a "couraça" por estar no meio do escudo, como fizeram com o elmo a cabeça, da ponta os calçados dos Cavaleiros. Mais razoável seria o parecer das cores que vemos representadas nos torneios e oferecidas as damas, se não fosse mais natural que este ornamento se encontre nas faixas ou na barras, que indicam junto com seu posicionamento diagonal a uma correia ou bosa de couro.

Acreditamos sim na versão de Pietrasanta, que interpreta a faixa como uma divisa militar. De fato sua posição e quantidade no escudo e Armas seriam a razão de serem distintivos tão importantes na Cavalaria Medieval.

Alguns autores dizem que simbolicamente a faixa representaria um bom general; aquela vermelha a majestade justa e a vitória audaz; e aquela prateada uma ilustre ascendência, prudência e grandeza.

A faixa, junto com o capriolo e a cruz, é uma peça das mais comuns em heráldica; muito presente nas armas italianas, nas francesas e presente ainda na Dinamarca e outras nações.

ligar música
Site desenvolvido por iD Studio 2010
Home
In Italiano
1 visitante(s) online no momento | no total